quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Windows XP


  • Windows XP

A Microsoft trabalhou com afinco na nova versão do Windows: o Windows XP (o XP utilizado no nome vêm da palavra eXPerience), que inicialmente foi chamado de Windows Whistler, e que sucede o Windows Me e também o Windows 2000.



  • Principais Recursos
O Windows XP veio com uma gama de recursos muito maior do que os sistemas anteriores, incluindo:
-> Sequências rápidas de iniciação e hibernação;

-> A capacidade do sistema operacional desconectar um dispositivo externo sem a necessidade de reiniciar o computador.

-> Uma nova interface de uso mais fácil, incluindo ferramentas para desenvolver temas de escritórios.

-> Uma habilidade de alternância de contas de usuários, na qual quem está logado pode alternar em outra conta sem fechar os arquivos abertos.

-> O Clear Type é um mecanismo para dar realce e sombras a um texto, é especificamente adotado para monitores de LCD.

-> A funcionalidade da Assistência Remota, com a permissão de usuários se conectarem ao seu XP pela rede de internet e acessar seus arquivos e imprimi-los, executar aplicações e outros.

-> Suporte para rede DSL e Wireless.

-> Um novo conjunto de temas ou estilos visuais, conhecidos pelo codinome Luna.

  • Segurança
O Windows XP possui um módulo que serve de firewall. Mas, se você pensa que você tem uma proteção instalada, você está completamente enganado !
Este firewall XP só filtra os fluxos que entram, deixando tudo sair, o que facilita:
-> o roubo de informações (roubo de arquivos),
-> o roubo de senhas e logins (keyloggers),
-> a posse do computador por qualquer um (troyens) !
-> a tomada de poder de certos programas mal-intencionados (les malwares). Por exemplo, certos vírus tentam se conectar na internet para comunicar com o exterior. Desta maneira, eles podem baixar arquivos nocivos, atacar computadores distantes (e nesses casos você pode ser responsabilizado), etc..

  • Fabricante/Distribuições
O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC.3 Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 ou comprando e instalando as edições Ultimate ou Business do Windows Vista e então realizando o downgrade para o Windows XP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário