- Android
Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis.
- Principais Recursos
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.
Armazenamento
É utilizado SQLite para armazenamento de dados.
Mensagens
Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.
Navegador
O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.
Máquina virtual Dalvik
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.
Multimídia
O sistema suporta formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.
Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.
Ambiente de desenvolvimento (SDK)
Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT).
- Segurança
O novo Android também possui a capacidade de criar perfis de usuários secundários que implementam restrições de granulação finas, ou seja, cada perfil terá seu próprio espaço de armazenamento local e isolado, com telas iniciais, widgets e configurações. Os perfis são criados com base no meio ambiente desenvolvido pelo próprio usuário do smartphone ou tablet, com seus aplicativos e configurações.
Além disso, o Android 4.3 também traz a capacidade dos aplicativos configurarem as credenciais de Wi-Fi com base em pontos WPA2 e autenticação de protocolos de extensão, ambos usados para tornar as redes Wi-Fi mais seguras. O Android irá reduzir os ataques à superfície alterando a partição do sistema, assim o aparelho não poderá ter sua segurança comprometida por deficiências nos chamados programas setuid.
- Fabricantes/Distribuições
Nenhum comentário:
Postar um comentário