quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Windows 8


  • Windows 8
O Windows 8 utiliza uma nova interface baseada em toque, com blocos coloridos que servem de atalho para programas e widgets que reportam dados desses programas em tempo real. Contudo, a área de trabalho do Windows ainda está lá. Você pode alternar entre a tela inicial do Windows 8 e a área de trabalho tradicional do Windows de acordo com as suas necessidades.



  • Principais Recursos

Tela inicial

A tela de início é uma das características mais marcantes do Windows 8. Trata-se de um espaço que reúne em um único lugar blocos retangulares ou quadrados que dão acesso a aplicativos, à lista de contatos, a informações sobre o clima, aos próximos compromissos da agenda, entre outros. Na prática, este é o recurso que substitui o tradicional menu Iniciar do Windows, que por padrão não está disponível na versão 8. É por este motivo que é possível alternar entre a tela inicial e a área de de trabalho (bastante semelhante ao desktop do Windows 7, por sinal) utilizando os botões Windows do teclado.

Os botões de acesso da lateral direita

Outra característica marcante do Windows 8 é a barra com botões de acesso rápido que a Microsoft chamada de Charms Bar. Eles ficam ocultos, na verdade, mas é possível visualizá-los facilmente. Se estiver usando um mouse, basta mover o cursor até o canto direito superior ou inferior. Em um tablet ou outro dispositivo com tela sensível ao toque, basta mover o dedo à mesma região. Com o teclado, pressione Windows + Csimultaneamente. Em todas as formas, você verá uma barra surgir à direita com cinco botões:

-> Busca: nesta opção, você pode localizar facilmente aplicativos ou arquivos presentes em seu computador, assim como conteúdo armazenado nas nuvens, como fotos, notícias, etc. Para isso, basta escolher uma das opções mostradas abaixo do campo de busca para filtrar a sua pesquisa;

-> Compartilhar: neste botão, é possível compartilhar informações em redes sociais, transferir arquivos para outros computadores, entre outros;

-> Iniciar: outra forma de acessar a tela inicial. Pode parecer irrelevante se você estiver usando um teclado que tenha botões Windows, mas em tablets é uma importante forma de acesso;

-> Dispositivos: com este botão, você pode configurar ou ter acesso rápido aos dispositivos conectados, como HDs externos, impressoras e outros;

-> Configuração: é por aqui que você pode personalizar o sistema, gerenciar usuários, mudar a sua senha, verificar atualizações, ajustar conexões Wi-Fi, entrar no Painel de Controle e até mesmo acessar opções de configuração de outros programas.

Login com Microsoft Account

O Windows 8 é a versão da família Windows que mais se integra às nuvens, razão pela qual agora o usuário precisa informar sua Microsoft Account (ou Windows Live ID) para se logar no sistema. Com isso, a pessoa conseguirá acessar facilmente seus arquivos no SkyDrive e compartilhar dados com seus contatos, por exemplo. É claro que esta característica não é uma exigência: o usuário que preferir poderá utilizar o esquema tradicional de login, onde seu nome e senha existem só no computador, não havendo integração com as nuvens. Também é importante frisar que, quem preferir o login com Microsoft Account, poderá acessar o computador mesmo quando não houver acesso à internet.

Senha com imagem

Outra novidade do Windows 8 em relação à autenticação de usuários é a funcionalidade de senha com imagem. A ideia é simples: em vez de digitar uma combinação de caracteres, o usuário deve escolher uma imagem – uma foto, por exemplo – e fazer um desenho com três gestos em uma parte dela. A partir daí, toda vez que for necessário realizar login, a imagem em questão será exibida e o usuário terá que repetir o movimento que criou.

É possível utilizar esta opção com mouse, mas ela é particularmente interessante para login rápido em tablets, por causa da ausência de teclado para digitação de senha.

Windows Store (Loja)

Seguindo o exemplo de plataformas como Android e iOS, o Windows 8 passou a contar com uma loja oficial de aplicativos. A maioria dos programas existentes ali são gratuitos, mas o usuário também poderá adquirir softwares pagos, sendo que estes poderão ser instalados em até 5 dispositivos que também rodem o novo sistema operacional.

Como estamos falando de uma plataforma nova, ainda não há muitas opções de aplicativos, mas a Microsoft espera mudar este cenário em breve. Neste ponto, aparece uma oportunidade possivelmente interessante aos desenvolvedores de plantão: assim como acontece com outras lojas de aplicativos, o responsável pelo programa fica com 70% do valor de cada licença vendida e a Microsoft com o restante. Os softwares mais populares podem ter esta proporção alterada para 80% / 20%.

  • Segurança
O novo Windows protege dispositivos e dados, ajudando a evitar vírus e malware desde a inicialização. Usando a Inicialização Confiável, o software antimalware sempre se carrega antes de quaisquer drivers ou aplicativos de terceiros.
Navegação mais segura, com o Windows Defender
A solução antivírus da Microsoft no Windows 8.1 Pro ajuda a detectar e parar a execução de malware conhecido e desconhecido. Usando o Windows Defender, o Internet Explorer 11 faz verificações enquanto você navega, para ajudar a impedir problemas antes de que eles aconteçam.
Faça backup dos seus dados com o SkyDrive
Os novos aperfeiçoamentos na nuvem mantêm os seus arquivos, layout da tela Inicial, aplicativos e configurações armazenados no SkyDrive. Então, se você perder seu computador, não vai perder o mais importante.
Remoção remota de dados
Tenha mais controle sobre o contéudo e dados de negócios, não importa se estiverem em um dispositivo pessoal do funcionário ou da empresa. A remoção remota de dados de negócios permite que você apague conteúdo crítico de dispositivos perdidos ou roubados, ou quando um funcionário deixa a companhia.*
Software System Center vendido separadamente
VPN acionada automaticamente
Os aplicativos podem acionar automaticamente conexões de VPN – por exemplo, quando você acessa o site da intranet da sua companhia, e instantaneamente pedem para você entrar, com um clique. Esse novo recurso do Windows estará disponível com clientes de VPN de entrada tanto da Microsoft quanto de terceiros.

  • Fabricante/Distribuições
O Windows 8 é um sistema operativo / operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário