quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Android > Sistema de Arquivos e Eventuais Falhas de Segurança


  • Sistema de Arquivo
A memória principal do computador é volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a
alimentação é desligada, e seu tamanho é limitado pelo custo do hardware. Assim, os usuários necessitam
de algum método para armazenar e recuperar informações de modo permanente. Para uma
utilização futura os dados devem ser armazenados em um dispositivo periférico não voláteis, como
um disco rígido (HD), CD, etc, que pode ser lido e gravado por um ou mais processos.

  • Eventuais Falhas de Segurança

Use uma senha

Você pode configurar uma senha (ou PIN) ou padrão na tela de configurações (em Configurações / Segurança / Bloqueio de Tela), e precisará digitá-la sempre que ligar a tela. Dependendo de seu aparelho e a versão do sistema operacional pode haver outras opções de bloqueio disponíveis, como uma senha tradicional misturando letras e números ou mesmo reconhecimento facial. Tenha cuidado para não esquecer a combinação que escolheu, caso contrário poderá ser difícil, ou até mesmo impossível, o acesso ao aparelho.


Só instale apps do Google Play

Defensores do Android sempre falam das vantagens de poder instalar software de terceiros em seus smartphones. Em teoria, isso faz sentido: deveríamos ser capazes de instalar e rodar o que quisermos em nossos aparelhos. Mas a realidade é que baixar e instalar apps encontrados “por aí” na Internet pode causar problemas, mesmo que você esteja atento.

Embora apps maliciosos já tenham sido encontrados na loja Google Play no passado, a Google em geral faz sua parte e expulsa os pilantras. A loja pode não ser tão confiável quanto a App Store da Apple, mas você não vai se sentir como um participante de uma roleta russa sempre que baixar um jogo ou cliente para o Twitter.

Fique de olho nas permissões

As permissões dos apps são sua primeira linha de defesa contra malware. Cada vez que você instala um app, vê uma lista com todos os recursos de seu smartphone que o app precisa acessar. A maioria das pessoas simplesmente ignora esta lista e clica em Aceitar para continuar a instalação, mas às vezes vale a pena prestar atenção e ver se aquele app de lanterna não está tentando acessar recursos que podem lhe custar dinheiro (como a realizção de chamadas ou envio de SMS).


Instale um pacote de segurança

Seguir os conselhos acima irá dar um bom nível de proteção ao seu aparelho, mas se você está realmente preocupado com malware deve instalar um pacote de segurança em seu smartphone. Uma busca por “segurança” no Google Play irá retornar milhares de resultados, alguns deles de empresas já conhecidas entre os usuários de PCs, como a McAfee e Norton. Recomendo o Lookout Mobile Security ou o TrustGo Mobile Security, já que foram bem avaliados pelo AV-Test, uma entidade independente que testa software de segurança, tanto e recursos quanto em sua capacidade de detectar ameaças.

Android > Versões e Hardware Necessário Para O Sistema Operacional


  • Versões

As diferentes versões de Android têm desde a versão 1.5, nomes de sobremesas ou bolos (em inglês) e seguem uma lógica alfabética:

1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)

1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)

2.0 - 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)

2.2: FroYo (Frozen Yogurt - Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2011)

2.3: Gingerbread (versão lançada a 6 de dezembro de 2010)

3.0 - 3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)

4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011)

4.1 - 4.2 - 4.3: Jelly Bean (Versão principal, lançada em 27 de junho de 2012, com atualização recebida em 24 de julho de 2013)

4.4: KitKat (última versão lançada em 31 de outubro de 2013 junto com o novo smartphone do Google Nexus 5)

  • Hardware Necessário Para O Sistema Operacional
Requisitos mínimos para o android mobile para executar o android 4.0 ice cream sandwich smoothly.what são mínimas android 5.0 requirements.how quantidade de ram é suficiente para rodar o android 4.0 icecream sandwich sem problemas.

Android (Dispositivos Móveis)


  • Android

Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis.

  • Principais Recursos
Handset layouts

A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.

Armazenamento

É utilizado SQLite para armazenamento de dados.

Mensagens

Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.

Navegador

O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.

Máquina virtual Dalvik

Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.

Multimídia

O sistema suporta formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.

Suporte Adicional de Hardware

O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.

Ambiente de desenvolvimento (SDK)

Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT).


  • Segurança
Novidades no Android Keystore, um recurso semelhante que também armazena credenciais, permite aos usuários criar chaves que podem ser acessadas e usadas por um único aplicativo. Segundo a descrição da versão 4.3 da plataforma, "os aplicativos podem criar ou armazenar chaves privadas que não podem ser vistas ou usadas por outros aplicativos e podem ser adicionadas à Keystore sem qualquer interação com o usuário".

O novo Android também possui a capacidade de criar perfis de usuários secundários que implementam restrições de granulação finas, ou seja, cada perfil terá seu próprio espaço de armazenamento local e isolado, com telas iniciais, widgets e configurações. Os perfis são criados com base no meio ambiente desenvolvido pelo próprio usuário do smartphone ou tablet, com seus aplicativos e configurações.

Além disso, o Android 4.3 também traz a capacidade dos aplicativos configurarem as credenciais de Wi-Fi com base em pontos WPA2 e autenticação de protocolos de extensão, ambos usados para tornar as redes Wi-Fi mais seguras. O Android irá reduzir os ataques à superfície alterando a partição do sistema, assim o aparelho não poderá ter sua segurança comprometida por deficiências nos chamados programas setuid.


  • Fabricantes/Distribuições
Desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.

Windows 8 > Sistema de Arquivos e Eventuais Falhas de Segurança


  • Sistema de Arquivos

Utilizado desde 1993 com a introdução do Windows NT 3.1, o sistema NTFS (New Type File System - Novo Tipo de Sistema de Arquivos) parece estar com os dias contados com a chegada do Windows 8 e do Windows Server 2012. Embora ambos os sistemas ainda não tenham sido lançados, a Microsoft já liberou em seu blog oficialBuilding Windows 8 MSDN que irá adotar um novo sistema de arquivos: o ReFS (Resilient File System).

  • Eventuais Falhas de Segurança
A empresa francesa de segurança VUPEN afirma ter encontrado uma falha de segurança Zero-day no Windows 8. De acordo com uma publicação em seu perfil do Twitter, a empresa encontrou uma maneira de burlar vários mecanismos de segurança do Windows 8 e do Internet Explorer 10, como HiASLR, AntiROP, DEP e Modo Protegido, deixando claro também que não há a necessidade do Flash.

Windows 8 > Versões e Hardware Necessário Para O Sistema Operacional


  • Versões

-> Windows RT
-> Windows 8 (Single Language)
-> Windows 8 Pro
-> Windows 8 Enterprise

  • Hardware Necessário Para O Sistema Operacional
A Microsoft anunciou os requisitos mínimos de hardware para o novo tablet e dispositivos conversíveis projetados para o Windows 8, e definido um fator de forma conversível como um dispositivo autônomo que combina o PC, monitor e fonte de energia recarregável com um teclado mecânico em anexo e dispositivo apontador em um único chassi. Um conversível pode ser transformado num comprimido, onde os dispositivos de entrada estão conectados escondidos ou removidos, deixando o monitor como o mecanismo de entrada única.           

Windows 8


  • Windows 8
O Windows 8 utiliza uma nova interface baseada em toque, com blocos coloridos que servem de atalho para programas e widgets que reportam dados desses programas em tempo real. Contudo, a área de trabalho do Windows ainda está lá. Você pode alternar entre a tela inicial do Windows 8 e a área de trabalho tradicional do Windows de acordo com as suas necessidades.



  • Principais Recursos

Tela inicial

A tela de início é uma das características mais marcantes do Windows 8. Trata-se de um espaço que reúne em um único lugar blocos retangulares ou quadrados que dão acesso a aplicativos, à lista de contatos, a informações sobre o clima, aos próximos compromissos da agenda, entre outros. Na prática, este é o recurso que substitui o tradicional menu Iniciar do Windows, que por padrão não está disponível na versão 8. É por este motivo que é possível alternar entre a tela inicial e a área de de trabalho (bastante semelhante ao desktop do Windows 7, por sinal) utilizando os botões Windows do teclado.

Os botões de acesso da lateral direita

Outra característica marcante do Windows 8 é a barra com botões de acesso rápido que a Microsoft chamada de Charms Bar. Eles ficam ocultos, na verdade, mas é possível visualizá-los facilmente. Se estiver usando um mouse, basta mover o cursor até o canto direito superior ou inferior. Em um tablet ou outro dispositivo com tela sensível ao toque, basta mover o dedo à mesma região. Com o teclado, pressione Windows + Csimultaneamente. Em todas as formas, você verá uma barra surgir à direita com cinco botões:

-> Busca: nesta opção, você pode localizar facilmente aplicativos ou arquivos presentes em seu computador, assim como conteúdo armazenado nas nuvens, como fotos, notícias, etc. Para isso, basta escolher uma das opções mostradas abaixo do campo de busca para filtrar a sua pesquisa;

-> Compartilhar: neste botão, é possível compartilhar informações em redes sociais, transferir arquivos para outros computadores, entre outros;

-> Iniciar: outra forma de acessar a tela inicial. Pode parecer irrelevante se você estiver usando um teclado que tenha botões Windows, mas em tablets é uma importante forma de acesso;

-> Dispositivos: com este botão, você pode configurar ou ter acesso rápido aos dispositivos conectados, como HDs externos, impressoras e outros;

-> Configuração: é por aqui que você pode personalizar o sistema, gerenciar usuários, mudar a sua senha, verificar atualizações, ajustar conexões Wi-Fi, entrar no Painel de Controle e até mesmo acessar opções de configuração de outros programas.

Login com Microsoft Account

O Windows 8 é a versão da família Windows que mais se integra às nuvens, razão pela qual agora o usuário precisa informar sua Microsoft Account (ou Windows Live ID) para se logar no sistema. Com isso, a pessoa conseguirá acessar facilmente seus arquivos no SkyDrive e compartilhar dados com seus contatos, por exemplo. É claro que esta característica não é uma exigência: o usuário que preferir poderá utilizar o esquema tradicional de login, onde seu nome e senha existem só no computador, não havendo integração com as nuvens. Também é importante frisar que, quem preferir o login com Microsoft Account, poderá acessar o computador mesmo quando não houver acesso à internet.

Senha com imagem

Outra novidade do Windows 8 em relação à autenticação de usuários é a funcionalidade de senha com imagem. A ideia é simples: em vez de digitar uma combinação de caracteres, o usuário deve escolher uma imagem – uma foto, por exemplo – e fazer um desenho com três gestos em uma parte dela. A partir daí, toda vez que for necessário realizar login, a imagem em questão será exibida e o usuário terá que repetir o movimento que criou.

É possível utilizar esta opção com mouse, mas ela é particularmente interessante para login rápido em tablets, por causa da ausência de teclado para digitação de senha.

Windows Store (Loja)

Seguindo o exemplo de plataformas como Android e iOS, o Windows 8 passou a contar com uma loja oficial de aplicativos. A maioria dos programas existentes ali são gratuitos, mas o usuário também poderá adquirir softwares pagos, sendo que estes poderão ser instalados em até 5 dispositivos que também rodem o novo sistema operacional.

Como estamos falando de uma plataforma nova, ainda não há muitas opções de aplicativos, mas a Microsoft espera mudar este cenário em breve. Neste ponto, aparece uma oportunidade possivelmente interessante aos desenvolvedores de plantão: assim como acontece com outras lojas de aplicativos, o responsável pelo programa fica com 70% do valor de cada licença vendida e a Microsoft com o restante. Os softwares mais populares podem ter esta proporção alterada para 80% / 20%.

  • Segurança
O novo Windows protege dispositivos e dados, ajudando a evitar vírus e malware desde a inicialização. Usando a Inicialização Confiável, o software antimalware sempre se carrega antes de quaisquer drivers ou aplicativos de terceiros.
Navegação mais segura, com o Windows Defender
A solução antivírus da Microsoft no Windows 8.1 Pro ajuda a detectar e parar a execução de malware conhecido e desconhecido. Usando o Windows Defender, o Internet Explorer 11 faz verificações enquanto você navega, para ajudar a impedir problemas antes de que eles aconteçam.
Faça backup dos seus dados com o SkyDrive
Os novos aperfeiçoamentos na nuvem mantêm os seus arquivos, layout da tela Inicial, aplicativos e configurações armazenados no SkyDrive. Então, se você perder seu computador, não vai perder o mais importante.
Remoção remota de dados
Tenha mais controle sobre o contéudo e dados de negócios, não importa se estiverem em um dispositivo pessoal do funcionário ou da empresa. A remoção remota de dados de negócios permite que você apague conteúdo crítico de dispositivos perdidos ou roubados, ou quando um funcionário deixa a companhia.*
Software System Center vendido separadamente
VPN acionada automaticamente
Os aplicativos podem acionar automaticamente conexões de VPN – por exemplo, quando você acessa o site da intranet da sua companhia, e instantaneamente pedem para você entrar, com um clique. Esse novo recurso do Windows estará disponível com clientes de VPN de entrada tanto da Microsoft quanto de terceiros.

  • Fabricante/Distribuições
O Windows 8 é um sistema operativo / operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets.

Windows Seven (7) > Sistema de Arquivos e Eventuais Falhas de Segurança

  • Sistema de Arquivos
-> NTFS
>> NTFS é o sistema de arquivos preferencial para esta versão do Windows. Esse sistema oferece muitas vantagens em relação ao sistema de arquivos FAT32 anterior, incluindo:
> A capacidade de recuperar alguns erros de disco automaticamente, o que o FAT32 não faz.
> Maior suporte para discos rígidos de maior capacidade.
> Mais segurança, pois permite usar permissões e criptografia para restringir o acesso a determinados arquivos a usuários aprovados.

  • Eventuais Falhas de Segurança

A opção de ocultar a extensão nos nomes de arquivos é explorada há anos por programas nocivos.
O problema é antigo e bastante conhecido. Desde o Windows NT, o sistema operacional esconde a extensão dos nomes dos arquivos ao exibi-los no Explorer. Um arquivo com nome darthvader.txt.exe, por exemplo, aparece, para o usuário, como darthvader.txt. Esse comportamento do Windows é intencional, é claro. Mas é questionável porque permite que um vírus devastador se disfarce de um inocente arquivo de texto. Muitos especialistas já alertaram para o perigo. O aviso mais recente veio da F-Secure. A empresa lembra que, mesmo que o usuário tenha o cuidado de habilitar a exibição das extensões no Windows Explorer, o risco não desaparece. Arquivos executáveis com terminação .pif, uma herança dos tempos do MS-DOS, por exemplo, continuam sendo listados sem a extensão.

Windows Seven (7) > Versões e Hardware Necessário Para O Sistema Operacional


  • Versões

-> Windows 7 Starter Edition
-> Windows 7 Home Basic
-> Windows 7 Home Premium
-> Windows 7 Professional
-> Windows 7 Enterprise
-> Windows 7 Ultimate

As versões Starter Edition, Home Basic e Home Premium são recomendadas para usuários domésticos, o Windows 7 Starter Edition não vem com a incomoda limitação de usar somente 3 programas simultaneamente como acontece no Windows XP Starter Edition e Windows Vista Starter Edition. A versão Professional é recomendada para usuários de pequenas e médias empresas e conta com recursos adicionais na parte de rede como backup e restauração pela rede e a opção de rodar um programa no Modo Windows XP. A versão Enterprise é recomendada para usuários de média e grande empresa e a versão Ultimate vem com todos os recursos, incluindo suporte a 35 idiomas diferentes e sistema de criptografia BitLocker para disco rígido e discos removíveis.

  • Hardware Necessário Para O Sistema Operacional

Windows Seven (7)


  • Windows Seven (7)


O Microsoft Windows Seven foi projetado para melhorar drasticamente a experiência de computação de todos os tipos de usuários de computadores, dos usuários domésticos, que usam seus computadores apenas para navegar na Web, dos usuários corporativos, que precisam organizar e gerenciar grande volume de dados, passando pelos cientistas que costumam executar análises matemáticas complexas.
Para garantir que todos tenham uma opção adequada às suas necessidades específicas, a Microsoft traz edições diferentes do Windows Seven. Cada edição concentra-se nas necessidades de um tipo de uso específico.

  • Principais Recursos
Monitor de Recursos

Embora seja possível conseguir informações similares no Gerenciador de Tarefas do Windows, o Monitor de Recursos exibe esses dados com uma riqueza muito maior de detalhes, o que inclui gráficos para você visualizar quais processos estão consumindo mais memória ou pesando mais no carregamento do processador (também há informações a respeito de uso do disco rígido e da rede).

Monitor de Confiabilidade

Existe algum problema que você vem encontrando com frequência e não sabe ao certo qual a razão de ele ocorrer? Ao abrir o Menu Iniciar e digitar “Exibir histórico de confiabilidade”, é possível conferir uma lista completa de todos os erros encontrados pelo Windows. A partir dela, você pode tentar encontrar um padrão para os erros que estão incomodando e, possivelmente, pensar em uma solução adequada.

Controle de Conta de Usuário

Com certeza uma das maiores irritações possivelmente enfrentadas por usuários de Windows XP e Vista eram as frequentes mensagens de aviso exibidas pelo Controle de Conta de Usuário. Desabilitá-lo ou amenizar seu inconveniente era algo muito complicado e exigia configurações um tanto complexas no sistema. No Windows 7 isso mudou: agora, basta digitar “uac” no campo de pesquisa do Menu Iniciar e arrastar a barra para baixo que nenhuma notificação será exibida novamente.

Bibliotecas

Esta novidade do sistema operacional, em comparação aos seus antecessores, ajuda bastante com a organização de arquivos, uma vez que os separa de acordo com os seus formatos. Em vez de separar todas as suas músicas, imagens, vídeos e documentos em centenas de pastas e subpastas

Grupo Doméstico
Quem possui mais de um computador em casa provavelmente acha necessário trocar arquivos entre eles com frequência. Para não perder tempo transferindo-os via pendrive, você pode criar um grupo doméstico, escolhendo quais livrarias do computador deseja compartilhar pela rede que conecta os diferentes PCs da sua residência.
Agendador de Tarefas

A melhor maneira de fazer você não se esquecer de realizar certas tarefas é tornando-as automáticas. A função do Agendador de Tarefas é justamente essa, pois você consegue agendar com precisão e marcar recorrência de tarefas que envolvam a execução de programas, o envio de emails e a exibição de mensagens; por exemplo, se você precisa sair em determinado horário, pode fazer um alerta ser exibido para lembrar a respeito.

Voltando ao modelo antigo da Barra de tarefas

A transformação na aparência do XP e do Vista para o Windows 7 foi um pouco radical, requerendo alguns dias de uso contínuo para você se acostumar. Contudo, se você nunca conseguiu se adequar às alterações, existe a possibilidade de acessar as configurações da Barra de tarefas (Superbar) e mandar sua aparência voltar a seguir o modelo antigo, similar ao do Vista. Existe, inclusive, a chance de recriar a Inicialização Rápida do Windows.

Jump Lists

Este é um dos recursos que acabam se tornando indisponíveis caso você volte à interface antiga do Windows, o que é uma grande pena. Clicando com o botão direito sobre qualquer ícone da Superbar, aparece uma lista com as principais opções daquele programa, possibilitando que você a acesse com apenas dois cliques, sem a necessidade de abrir a janela do software e explorar os seus menus para encontrá-la.

Mais opções em "Enviar para"

Ao abrir o menu de contexto de um arquivo, o campo “Enviar para” exibe apenas algumas funções relacionadas a programas e às unidades do sistema, o que é muito pouco. Contudo, se você segurar a tecla Shift antes de clicar com o botão direito, é possível visualizar uma lista muito maior, contando com as pastas mais utilizadas do sistema operacional.

Se mesmo assim o diretório para o qual você deseja enviar arquivos ainda não estiver disponível, é possível abrir uma nova janela do Windows Explorer e digitar shell:sendto. Nessa tela, basta arrastar atalhos para as pastas que você quiser acessar mais facilmente e eles aparecerão como opções no menu de contexto.

Rodar arquivos como usuário diferente

Sabe quando você clica com o botão direito sobre um arquivo e vê a opção “Executar como administrador”? Pois existe outra de cunho similar, a qual aparece disponível apenas quando você segura a tecla Shift antes de clicar com o botão direito: é a “Executar como usuário diferente”.

Ela permite que você use o programa como se ele estivesse sido instalado recentemente, com suas configurações-padrão ainda ativas. Ou seja, caso o software aberto não permita a criação de diferentes perfis de uso, basta usar essa opção para não perder tempo trocando configurações o tempo inteiro.

Troca automática de papel de parede

Diferente do XP e do Vista, o Windows 7 apresenta uma maneira muito simples de configurar o papel de parede exibido na Área de trabalho. Não apenas isso, mas também é possível definir uma lista com várias imagens e escolher a frequência com a qual elas devem ser trocadas, poupando você do trabalho de ficar decidindo o que usar como plano de fundo o tempo inteiro.

Restauração de Sistema

Se você já sabia como restaurar o sistema desde o Windows XP, é muito difícil que tenha se esquecido da função. Porém, ainda há quem não a conheça: quando você instala um programa que gera algum problema no computador, muitas vezes tornando-o inutilizável, não é preciso chamar um técnico para consertar nada. Restaurando o sistema, você consegue voltar o PC a um ponto anterior no tempo, desfazendo as alterações que o prejudicaram.

  • Segurança
O Windows 7, sistema operacional da Microsoft, simplifica a segurança do computador, tornando mais fácil para o usuário reduzir o risco de danos causados por Vírus, Spywares e outros softwares mal-intencionados. O Windows 7 também conta com uma solução aprimorada de backup para ajudar a manter suas informações seguras, e controle dos pais melhorado ajuda a proteger sua família. 
Central de Ações: informações de segurança
A nova Central de Ações do Windows 7, no painel de controle, ajuda a garantir que seu firewall esteja ativado, seu software antivírus esteja atualizado e seu computador esteja configurado para instalar automaticamente as atualizações.
Protege seus dados contra roubo, hackers e perda acidental.
A Criptografia de Unidade de Disco BitLocker criptografa seu disco rígido do Windows para ajudar a manter documentos, senhas e outros dados importantes seguros. Após ativar o BitLocker, todos os arquivos que forem salvos nesta unidade de disco serão automaticamente criptografados.
Protege seu computador contra vírus, spyware e outros malwares.
O Microsoft Security Essentials é um download gratuito para o Windows 7 que ajuda a proteger seu computador contra vírus, spywares, worms, cavalos-de-Tróia e outros malwares. Para mais informações, consulte Ajude a proteger seu computador com o Microsoft Security Essentials .
O Windows 7 também inclui o Windows Defender , software que ajuda a ajuda a proteger seu computador contra anúncios pop-up, desempenho lento e ameaças à segurança causadas por spyware e outros programas indesejados. Para mais informações, consulteComo usar o Windows Defender.
Reduz o risco aumentando a segurança e o controle.
No Windows 7 fica mais fácil e menos intrusivo executar o computador como um usuário padrão, sem necessidade de usar uma conta de administrador. O Windows Vista introduziu o Controle de Conta de Usuário, um recurso que avisa o usuário quando um programa deseja fazer uma alteração no computador. O Windows 7 melhora este recurso, ou seja, é possível dispor do mesmo nível de proteção, mas com menos mensagens do que antes.

  • Fabricante/Distribuições
Windows 7 é uma versão Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops tablets e PC's de centros de mídia, entre outros. O Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu antecessor, Windows Vista. Pouco mais de três anos depois, o seu sucessor, Windows 8, foi lançado ás 00:00 de 26/10/2012 .

Windows XP > Sistema de Arquivos e Eventuais Falhas de Segurança


  • Sistema de Arquivos

A FAT32 foi lançada no Windows 95 OSR2 (também conhecido como B ). Ela também está incluída no Windows 98, ME, 2000 e XP. Ela pode gerir partições de até 2 TB (tera-bytes ). A outra vantagem, é que em partições menores, o espaço é usado mais eficientemente, devido à diminuição do tamanho dos clusters. Por exemplo: em uma partição de 2 GB que na FAT16 utilizava cluster de 32 KB agora utiliza clusters de apenas 4 KB, reduzindo o desperdício de espaço em disco.

Problemas da FAT32: praticamente o único problema da FAT32 é a "incompatibilidade" com sistemas antigos. O DOS, NT 4.0, OS/2 e Windows 95 (antes do OSR2 ), não conseguem ler discos neste padrão! Da mesma forma, utilitários (como por exemplo utilitário de disco ), que acediam diretamente o disco, e foram desenvolvidos para FAT16, também não funcionam. Como praticamente todos migraram para sistemas que suportam a FAT32 (Windows 98, ME, 2000, XP ), e quase não se encontram mais sistemas utilizando DOS/NT/OS2, esta incompatibilidade acabou deixando de ser um problema na realidade atual.

  • Eventuais Falhas de Segurança
Falha na segurança de Contas de Usuário:

-> Colocar senha em uma conta única no computador com Windows XP é seguro?

>Essa pergunta pode depender muito de como foi instalado o XP na máquina. Aqui, vou mostrar como que as instalações comuns do Windows XP podem deixar algumas falhas de segurança:

>>Falha na segurança contra vírus, spywares e malwares:
>>>Fiz um teste de segurança entre as duas versões do Windows (XP e 7) para ver como seria a forma de segurança com algum aplicativo malicioso. Primeiro instalei o "Avast! 5.1.889.0" nas duas máquinas com as versões do Windows diferente. Após a instalação e atualização do Antivirus, coloquei um Trojan nos computadores. Os dois detectaram a ameaça. Após esse teste, desabilitei os módulos do Avast para fazer novamente o teste. Coloquei novamente o Trojan e pela minha surpresa o Windows 7 bloqueou o aplicativo!
Isso mostra que o Windows 7 é mais seguro que o XP!

Windows XP > Versões e Hardware Necessário Para O Sistema Operacional

  • Versões
Windows XP Home Edition

Windows XP Professional Edition

Windows XP Media Center Edition

Windows XP Tablet PC Edition

Windows XP 64-bits para Itanium

Windows XP 64-bits para x86-64

Windows XP Embedded

Windows XP Starter Edition

  • Hardware Necessário Para O Sistema Operacional
O Media Center tem requisitos de hardware mais elevados do que as outras edições do Windows XP. MCE 2005 exige, no mínimo, um processador 1,6 GHz, DirectX 9,0 aceleradas por hardware GPU (ATIRadeon 9 série ou nVidia GeForce FX Series ou superior), e 256 MB de memória RAM do sistema. Algumas funções, tais como o suporte ao Media Center Extender, a utilização de múltiplos sintonizadores de HDTV ou de reprodução/gravação acarreta em maiores requisitos de sistemas.
O Media Center é muito mais restrito na gama de hardware que ele suporta mais do que outras soluções de software DVR (Digital Video Recorder). O sintonizadores do Media Center deve ter uma interface padronizada, e eles devem ter hardware de decodificação de MPEG-2, suporte a closed caption, e uma série de outras características. Os controles remotos do Media Center são padronizados em termos de botão títulos e funcionalidades, e, para um grau de apresentação geral.

Windows XP


  • Windows XP

A Microsoft trabalhou com afinco na nova versão do Windows: o Windows XP (o XP utilizado no nome vêm da palavra eXPerience), que inicialmente foi chamado de Windows Whistler, e que sucede o Windows Me e também o Windows 2000.



  • Principais Recursos
O Windows XP veio com uma gama de recursos muito maior do que os sistemas anteriores, incluindo:
-> Sequências rápidas de iniciação e hibernação;

-> A capacidade do sistema operacional desconectar um dispositivo externo sem a necessidade de reiniciar o computador.

-> Uma nova interface de uso mais fácil, incluindo ferramentas para desenvolver temas de escritórios.

-> Uma habilidade de alternância de contas de usuários, na qual quem está logado pode alternar em outra conta sem fechar os arquivos abertos.

-> O Clear Type é um mecanismo para dar realce e sombras a um texto, é especificamente adotado para monitores de LCD.

-> A funcionalidade da Assistência Remota, com a permissão de usuários se conectarem ao seu XP pela rede de internet e acessar seus arquivos e imprimi-los, executar aplicações e outros.

-> Suporte para rede DSL e Wireless.

-> Um novo conjunto de temas ou estilos visuais, conhecidos pelo codinome Luna.

  • Segurança
O Windows XP possui um módulo que serve de firewall. Mas, se você pensa que você tem uma proteção instalada, você está completamente enganado !
Este firewall XP só filtra os fluxos que entram, deixando tudo sair, o que facilita:
-> o roubo de informações (roubo de arquivos),
-> o roubo de senhas e logins (keyloggers),
-> a posse do computador por qualquer um (troyens) !
-> a tomada de poder de certos programas mal-intencionados (les malwares). Por exemplo, certos vírus tentam se conectar na internet para comunicar com o exterior. Desta maneira, eles podem baixar arquivos nocivos, atacar computadores distantes (e nesses casos você pode ser responsabilizado), etc..

  • Fabricante/Distribuições
O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC.3 Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 ou comprando e instalando as edições Ultimate ou Business do Windows Vista e então realizando o downgrade para o Windows XP.

Windows 98 > Sistema de Arquivos e Eventuais Falhas de Segurança


  • Sistema de Arquivos

Os Sistemas de Arquivos utilizados pelo Windows 98 são o FAT16 e o FAT 32, que são sistemas de arquivos (file systems) utilizados por padrão em versões da empresa Microsoft.

  • Eventuais Falhas de Segurança

Trata-se de uma falha popularmente conhecida como “Pasta da Web” (ou “pdw”), devido ao recurso do Windows chamado “Pastas da Web” que permitia explorá-la. Nos Windows 95, 98 ou NT, bastava o hacker adicionar o site vulnerável em um recurso chamada “Pastas da Web” no Windows e as pastas e arquivos do site iriam aparecer. A partir daí era possível alterar o site como se altera qualquer arquivo no próprio computador.

Windows 98 > Versões e Hardware Necessário Para O Sistema Operacional


  • Versões

O Windows 98 Segunda Edição foi lançado em 1999 e esta versão visava corrigir as falhas (bugs) e resolver os problemas de instabilidade do Windows 98. Incluía drivers e programas novos. Substituiu oInternet Explorer 4 pela versão 5, que era mais rápida, e introduziu a Internet Connection Sharing, que permite a partilha de uma "rede de internet" para muitos computadores. Acrescentou também o NetMeeting 3 e suporte a DVD. Muitos utilizadores classificam este sistema como um dos melhores da Microsoft, apesar de se tratar de um sistema operacional sem suporte a multitarefa real, e ainda tendo o DOS como o seu núcleo principal.


  • Hardware Necessário Para O Sistema Operacional
Um PC com um processador de 486DX 66 megahertz (MHz) ou mais (unidade de processamento central Pentium recomendada).
16 megabytes (MB) de memória (24 MB recomendado).
Uma atualização típica do Windows 95 requer aproximadamente 195 MB de espaço livre em disco, mas o espaço do disco rígido pode variar de 120 MB a 295 MB, dependendo da configuração do seu computador e das opções que você decidiu instalar.
Uma instalação completa do Windows 98 em uma unidade FAT16 requer 225 MB de espaço livre em disco, mas pode variar de 165 MB a 355 MB, dependendo da configuração do seu computador e das opções que você decidiu instalar.
Uma instalação completa do Windows 98 em uma unidade FAT32 requer 175 MB de espaço livre em disco, mas pode variar de 140 MB a 255 MB, dependendo da configuração do seu computador e das opções que você decidiu instalar.
Uma unidade de disquete de alta densidade de 8,89 cm.
VGA ou uma resolução maior (cor SVGA de 16 bits ou 24 bits recomendada).

Windows 98

  • Windows 98
Em Junho de 1998, a Microsoft lançou o Windows 98, sucessor do Windows 95, que trazia como maior novidade uma maior integração com a internet, utilizando o Internet Explorer 4.0 e a utilização do sistema de arquivos FAT-32, que permitia o suporte a partições maiores que 2 GB.
O Windows 98, que tinha como pré-requisitos computadores com processador 486 de 66 MHz ou superior e 16 MB de RAM, melhorou também o suporte a drivers USB e suporte a múltiplos monitores.



  • Principais Recursos
Os novos recursos e vantagens do Windows 98 estão divididos em três áreas principais:
Maior Facilidade de Uso; Maior Confiabilidade e Maior Rapidez .
Maior Facilidade de uso dos aprimoramentos na interface com usuários facilitam a navegação através de recursos como, por exemplo, o início clique, o realce de ícones, botões para avançar/voltar e um menu Iniciar fácil de ser personalizado.
O suporte para inovações de hardware, como o Barramento Serial Universal USB - Universal Serial Bus (falaremos melhor a seguir), permite uma detecção de dispositivos mais potente e a nova geração de hardware Plug and Play.
A Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) suporta um gerenciamento mais fácil de dispositivos em novos PCs e um desempenho da bateria aprimorado em novos PCs portáteis.
Maior Confiabilidade Inúmeros aprimoramentos e aperfeiçoamentos tornam a execução do sistema mais segura. O Windows Update, um novo site de recursos baseados na Web, permite que usuários registrados do Windows 98 mantenham seus PCs atualizados, fornecendo sempre os arquivos do Sistema Operacional e os drivers mais recentes.
Maior Rapidez O tempo para carregar aplicativos e inicializar e desligar o Sistema ficou agora mais rápido, com base em teste de desempenho anteriores com softwares anteriores (beta).
Barramentos para periféricos onde, através de um único plug na placa mãe, todos os periféricos externos podem ser encaixados, podendo conectar até 127 dispositivos diferentes ao barramento USB...

  • Segurança
Executar o Windows no Modo de Segurança soluciona os problemas que ocorrem ao se iniciar ou executar o Windows no Modo Normal. No Modo de Segurança, podem-se alterar configurações ou remover programas. Quando o Windows for iniciado no Modo de Segurança, ele carregará a quantidade mínima de drivers. Isso significa, por exemplo, que, em vez de carregar o driver padrão da placa de vídeo, o computador carregará o driver padrão VGA de 16 cores, e "Modo de Segurança" aparecerá nos quatro cantos da tela.

  • Fabricante/Distribuições
O Microsoft Windows 98 (nome de código Memphis) é um sistema operacional produzido pela Microsoft que foi lançado em 25 de Junho de 1998, sendo o sucessor do Windows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a internet utilizando o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica e incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB. Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável.

Windows 95 > Sistema de Arquivos e Eventuais Falhas de Segurança


  • Sistema de Arquivos

No Windows 3x e 95, o sistema de arquivo utilizado é a FAT16, e este tipo de sistema de arquivo era particularmente sensível a desperdício de disco, além de não ser factível para discos maiores de 2GB/4GB.

  • Eventuais Falhas de Segurança
Hackers fazem coisas aparentemente incríveis, invadindo sistemas, desfigurando websites e obtendo informações secretas. No entanto, a ação deles é muitas vezes mais fácil do que se imagina, graças à existência de falhas de segurança absurdas que podem ser exploradas até por pessoas sem grandes conhecimentos em informática. E um dos segredos dos hackers é escolher os alvos certos (e fáceis).
Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3x, pois o Windows 95 passava a executar a multi-tarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida. Portanto, para evitar travamentos no Windows 95 (para quem ainda o usa), é bom evitar usar aplicativos escritos para o Windows 3x.

Windows 95 > Versões e Hardware Necessário Para O Sistema Operacional


  • Versões

Existe uma outra versão do Windows 95, lançada no início de 1996, chamada de "Windows 95 OEM Service Release 2" (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal (USB) e Ultra DMA (UDMA).
Foi lançada ainda uma versão especial, o "Windows 95 Plus!", com um pacote de diferentes temas visuais e sonoros para personalização do sistema operacional. Esta versão também incluía o navegador Internet Explorer.

  • Hardware Necessário Para O Sistema Operacional
O desenvolvimento do Windows 95 foi baseado em uma pesquisa onde se levou em conta os recursos já existentes e quais as tecnologias que seriam mais utilizadas após o seu lançamento, contando com uma nova visão sobre as capacidades de hardware já existentes. Seu desenvolvimento foi voltado para uma maior facilidade em seu uso, como a tecnologia Plug & Play, que facilita a instalação e configuração de elementos de hardware, que antes eram bem complexos.
Sua instalação se dá praticamente sozinha. Basta selecionar algumas opções e a instalação ocorre de forma automática. Com o Windows Explorer, sua navegação pelo sistema facilitou muito porque é possível ter uma visualização gráfica de tudo o que se encontra em seu computador e identificar de forma imediata suas informações.
É possível executar várias tarefas de uma só vez, pois o Win 95 oferece Multitarefa Preemptiva rodando em seu próprio espaço de memória. Para extrair todos os benefícios dos recursos de Multitarefa Preemptiva é necessário programas baseados em Windows de 32 BITS. Estes programas podem ser identificados por "Designed for Windows 95" ( Projetado para Windows 95).

Windows 95


  • Windows 95

O Microsoft Windows 95 é um sistema operacional que começa com a funcionalidade básica encontrada atualmente no MS-DOS, nos Windows 3.1 e 3.11. É um sistema completo porque oferece um amplo conjunto de recursos e uma interface com o usuário aprimorada, para ajudá-lo a melhorar sua produtividade. Ele melhorou a facilidade de uso, ampliou a funcionalidade dos grupos de trabalho, facilitando encontrar e compartilhar informações, habilitou novos recursos de aplicativos e ofereceu um desempenho de sistema operacional avançado.



  • Principais Recursos
O desenvolvimento do Windows 95 foi baseado em uma pesquisa onde se levou em conta os recursos já existentes e quais as tecnologias que seriam mais utilizadas após o seu lançamento, contando com uma nova visão sobre as capacidades de hardware já existentes. Seu desenvolvimento foi voltado para uma maior facilidade em seu uso, como a tecnologia Plug & Play, que facilita a instalação e configuração de elementos de hardware, que antes eram bem complexos.
A maior velocidade vem do novo sistema operacional baseado no sistema de arquivos de 32 bits (FAT32). Projetado para executar a nova geração de programas 32 bits, o Windows 95 permite o uso dos novos e poderosos recursos como a Multitarefa Preemptiva e Multiprocessos (várias ações ao mesmo tempo). Também executa os seus programas atuais do MS-DOS e Windows 3x num ambiente bem mais estável.
O Windows 95 não tem nenhuma dependência em relação ao MS-DOS e oferece recursos de um sistema operacional gráfico auto-suficiente.

  • Segurança
Essa era a era dos fax/modens, do e-mail, das notícias online, dos jogos multimídia e dos programas educacionais. O Windows 95 trazia suporte integrado à Internet, com discagem de rede e o navegador Internet Explorer. Com a nova tecnologia Plug and Play, ficou fácil a instação de novas placas no computador. O sistema operacional com 32 bits oferecia melhorada qualidade multimídia e funcionalidades poderosas para computação móvel e rede integradas.

  • Fabricante/Distribuições
Foi criado pela Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.

Windows 1.0 / Windows 2.1 / Windows 2.03 / Windows 3x

  • Windows 1.0 
 
O Windows 1.0 era mais uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS e foi lançado em 20 de Novembro de 1985. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um disco rígido. Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512Kb de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. O Windows 1.01 não foi nenhum grande sucesso comparado com seus sucessores da década de 1990, devido à limitação do hardware da época. Inicialmente, ele foi lançado em quatro disquetes de 5.25 polegadas de 360 KB cada um. Continha o Reversi (jogo), um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando (uma janela direta para o DOS), Write, Control Panel, Paint e programas de comunicação. Permite a utilização de mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.

  • Windows 2.1

O Windows 2.1 foi lançado em 1 de Novembro de 1987 e praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de apresentar mais recursos, ferramentas e maior paleta de cores, embora os computadores daquela época fossem ainda muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade. Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. Era apresentado em oito disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um. 
Em 27 de Maio de 1988, foi lançado o Windows 2.10, que era apresentado em sete disquetes de dupla densidade de 3,5" de 720 KB cada um, e era nada mais do que o Windows 2.03 reformulado. 
Existem duas versões especiais do Windows 2.10: 
Windows 2.10/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286;
Windows 2.10/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386.



  • Windows 2.03
O Windows 2.03 foi lançado em 1 de Novembro de 1987 e praticamente tem a mesma interface do Windows 1.01, com a diferença de apresentar mais recursos, ferramentas e maior paleta de cores, embora os computadores daquela época eram ainda muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade. Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. Era apresentado em oito disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um.




  • Windows 3x
O Windows 3x foi o primeiro sucesso amplo da Microsoft e foi lançado em 22 de Maio de 1990. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo. Tecnicamente, esta versão é considerada o primeiro sistema gráfico da empresa. Era um sistema gráfico de 16 bits, mas ainda precisava ativar primeiro o MS-DOS para ativar o Windows.
Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas e o Gerenciador de Arquivos que simplificavam as aplicações e tornava o sistema mais prático. Melhorou bastante a interface, o gerenciamento de memória e o sistema multi-tarefa. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS- DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações.
Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o CPU Intel 80286 e Intel 80386. Também existe a versão 3.0a, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990. Pode ter sido responsável pela saída do mercado de empresas como Novell e Lantastic, que dominavam como fornecedoras de NOSes (sistemas operacionais para redes) em plataformas cliente-servidor e ponto a ponto, respectivamente.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

MS-DOS > Sistema de Arquivos e Eventuais Falhas de Segurança


  • Sistema de Arquivo.

FAT: É um dos tipos de sistema de arquivos que já foi mais utilizado no mundo, e atualmente é suportado por todos os tipos de sistemas operacionais. É um sistema de arquivos antigos (criado em 1987), então tem algumas limitações, sendo as mais visíveis ao usuário: A possibilidade de criação de partições (unidades lógicas) com no máximo 2 GB por unidade, e o nome do arquivo limitando-se a oito caracteres principais de nome e três caracteres representando a extensão. Por isso, em sistemas de arquivos com FAT instalado, você facilmente verá os arquivos representados por EXEMPLO.TXT ou TESTEDE~.TXT, sendo que o til ("~") representa que o nome do arquivo estourou a quantidade de caracteres permitidos para o nome do arquivo. Os sistemas MS-DOS, Windows 3.x e o Windows 95 usam esse sistema de arquivos por padrão.

  • Eventuais Falhas de Segurança.

72412 Detecção de co-processador matemático trava o sistema em QBasic
76242 Mensagem de erro durante a instalação do MS-DOS 6. x devido ao caminho inválido
82216 Comando de pipe no diretório raiz pode travar o computador
82270 Comando ATTRIB inadvertidamente pode remover os atributos de arquivo
94356 Acesso CMOS faz com que algumas máquinas travar com EMM386.EXE
95819 DESFRAGMENTAÇÃO de MS-DOS Err Msg: "memória insuficiente..."
96180 VSafe Err Msg: Programa está tentando gravar no disco rígido
97595 Para passar o limite de 128 caracteres de caminho
100992 Mensagem incorreta exibida ao recuperar arquivos de catálogo
102646 SUBSTITUA.EXE verifica e copia arquivos somente 255
105062 Mensagem de erro com a DiscTec do MS-DOS: erro irrecuperável de disco
105255 Mensagem de erro com mídia removível: unidade de montagem não pode Dblspace...
105927 Mensagem de erro do Backup do MS-DOS 6. x: "...Arquivo de catálogo está corrompido"
106124 Não faça o Backup da Microsoft 6. x até a subpasta vazia
106427 MS-DOS 6.2 x o ' ScanDisk ' não corrigir o problema MDBPB
115178 Problemas de acesso à unidade com capacidade dupla Bernoulli unidade
119072 Limites DoubleSpace/DriveSpace 1028-MB para partições 1153 MB
120768 Criar disco de inicialização única com o MS-DOS 6.22 atualização instalação /F

MS-DOS > Versões e Hardware Necessário Para O Sistema Operacional

Foram criadas muitas versões deste SO, são elas:

-PC-DOS 1.0;

-PC-DOS 1.1;

-PC-DOS 2.0 e MS-DOS 2.0;

-MS-DOS 3.0;

-MS-DOS 3.1;

-MS-DOS 3.2;

-MS-DOS 3.3;

-MS-DOS 4.0 - 4.01;

-MS-DOS 5.0 - 5.01;

-MS-DOS 6.0 - 6.2;

-MS-DOS 6.21;

-MS-DOS 6.22;

-MS-DOS 6.23 - 6.24 - 6.25.


- A primeira versão, PC-DOS 1.0, foi lançada em Agosto de 1981. Ela suportava até 256 kB de RAM e dois disquetes de 160 kB 5.25" de face única. Suas principais características era ser um sistema monousuário e monotarefa (monoprocessado).

- Em Maio de 1982, o PC-DOS 1.1 trouxe suporte aos disquetes de 320 kB dupla-face.

- PC-DOS 2.0 e MS-DOS 2.0, lançados em Março de 1983, foram as primeiras versões a suportar o PC/XT e drives de discos fixos (comumente chamados de drives de disco rígido). A capacidade dos disquetes foi elevada a 180 kB (face única) e 360 kB (dupla face) com o uso de nove setores por trilha em vez de oito. A versão 2.0 também permitia a um programa carregar e rodar subprogramas overlays de programa (isso lhes dá um grau de independência do programa que os iniciou).

Ao mesmo tempo, a Microsoft anunciou sua intenção de criar uma GUI (Graphical User Interface - Interface Gráfica de usuário) para o DOS.

- MS-DOS 3.0, lançado em Setembro de 1984, suportava inicialmente disquetes de 1.2MB e discos rígidos de 32MB. Incluiu também códigos de erro mais estendidos, de forma que permitia que os programas obtivessem uma explicação mais detalhada do que aconteceu de errado, quando um erro surge.

- MS-DOS 3.1, lançado em Novembro do mesmo ano, introduziu o suporte à redes, com serviços que permitiam o "travamento" e "destravamento" do acesso a todas as partes de um arquivo, o que tornava seguro e prático para vários computadores compartilharem o mesmo arquivo sem interferência um do outro.

- MS-DOS 3.2, lançado em Abril de 1986, foi o primeiro lançamento comercial do MS-DOS. Ele adicionou suporte aos disquetes de 720 kB/3.5". As versões anteriores foram vendidas apenas aos fabricantes de computadores que embutiam-no em seus produtos, porque os sistemas operacionais, até então, eram considerados parte de um computador, não um produto independente. Ele também incluiu o suporte para que o sistema a usasse linguagens diferentes do inglês americano.

- MS-DOS 3.3, lançado em Abril de 1987, introduziu os discos lógicos. Um disco físico maior que 32MB poderia ser dividido em várias partições, consideradas como discos independentes pelo sistema operacional. Também foi adicionado suporte aos disquetes de 1.44 MB/3.5" e o suporte para até quatro portas seriais reconhecidas pelo sistema.

- MS-DOS 4.0, lançado em Julho de 1988, suportava discos de até 2 GB, sem a necessidade de se criar partições (discos cujos tamanhos variavam, geralmente, entre 40 e 60 MB na época), e teve a adição de uma shell chamada DOSSHELL. Outras shell’s, como a Norton Commander e a PCShell, existiram na época. Em Novembro de 1988, a Microsoft corrigiu muitos defeitos em um update, MS-DOS 4.01.

- MS-DOS 5.0, lançado em Abril de 1991, incluiu o interpretador de BASIC em tela cheia, o QBasic, também trazendo um editor de texto em tela cheia (anteriormente, havia apenas um editor linha-a-linha, edlin). Um utilitário de cache de disco (SmartDrive), capacidade de undelete, e outras melhorias foram incluídas nessa versão. Como houve problemas graves com alguns utilitários de disco, mais tarde, no mesmo ano, foi lançado o MS-DOS 5.01, com as devidas correções.

Em Março de 1992, a Microsoft lançou o Windows 3.1, que se tornou a primeira versão popular do sistema Microsoft Windows, que somou mais de um milhão de cópias vendidas.

- Em Março de 1993, o MS-DOS 6.0 foi lançado. Seguido pela concorrente Digital Research, a Microsoft adicionou um utilitário de compressão de disco chamado DoubleSpace. Nessa época, os discos rígidos mais comuns tinham em torno de 200 a 400 MB, e muitos usuários necessitavam seriamente de mais espaço em disco. O MS-DOS 6.0 também trouxe o desfragmentador de disco DEFRAG, o MSBACKUP para criação de backups, otimização de memória com o MEMMAKER, e um princípio de protetor anti-vírus, MSAV.

- Como suas duas antecessoras, a versão 6.0 mostrou ter várias falhas. Devido a reclamações sobre perda de dados, a Microsoft lançou uma versão atualizada, MS-DOS 6.2, com um utilitário DoubleSpace melhorado, um novo utilitário de checagem de disco, SCANDISK (similar ao fsck do Unix), além de outras melhorias.

- A versão seguinte, MS-DOS 6.21 (lançada em Março de 1994), surgiu devido a problemas legais. A empresa Stac Electronics acionou judicialmente a Microsoft, que foi forçada a remover o DoubleSpace de seu sistema operacional.

- Em Maio de 1994, a Microsoft lançou o MS-DOS 6.22, com outro pacote de compressão de disco, DriveSpace, licenciado da VertiSoft Systems.

O MS-DOS 6.22 foi a última versão stand-alone do sistema disponível ao público. Ele foi retirado do mercado pela Microsoft em 30 de Novembro de 2001.

- A Microsoft também lançou as versões de 6.23 a 6.25 para bancos e organizações militares Estadunidenses. Estas incluíam já suporte a partições FAT32. A partir de então, o MS-DOS passou a existir apenas como uma parte dos sistemas Windows 9x (95, 98 e Me). A versão original do Microsoft Windows 95 incorporou o MS-DOS versão 7.0.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

MS-DOS



MS-DOS

MS-DOS acrônimo de MicroSoft Disk Operating System é um sistema operacional, comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC.

Dentro da História da computação é considerado por alguns como sendo o produto que decidiu o destino da então minúscula Microsoft, o MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 3.11. O desenvolvimento destes sistemas operacionais (e do Windows NT) pode ser considerado como decisivo na evolução da informática nas décadas 80 e 90.


Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System, que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.
O QDOS era apenas um produto interno criado para testar uma nova placa com UCP 8086. Também não rodava nas CPUs 8080 (ou compatíveis) exigidas pelo CP/M-80. A Microsoft licenciou-o da SCP, fez algumas modificações e licenciou-o posteriormente à IBM (vendido como PC-DOS) para seu novo 'PC' usando a CPU 8088 (que internamente era idêntica à 8086), e a vários outros fabricantes de hardware, vendido então como MS-DOS.
MS-DOS (e o IBM PC-DOS que foi licenciado desde então), e seu antecessor, QDOS, foram baseados no CP/M (Control Program / (for) Microcomputers — Programa de Controle para computadores) — que era o sistema operacional de disco dominante entre os microcomputadores baseados nos processadores de 8 bits Intel 8080 e Zilog Z80.
A empresa Digital Research produziu um sistema compatível, conhecido como "DR-DOS", que foi tomado pela Novell (depois de ter comprado a Digital Research). Este se tornou o "OpenDOS" durante certo tempo, após a venda de uma divisão importante da Novell feita a Caldera International, atual SCO. Mais tarde, a divisão da Caldera se separou, tornando-se a Lineo (posteriormente rebatizada como Embedix), que por sua vez vendeu o DR-DOS a recém-criada Device Logics, atualmente DRDOS Inc.

  • Principais Recursos
Os recursos do MS-DOS são bem básicos, são utilizados comandos para ver as pastas, criá-las, renomeá-las, etc.

  • Segurança
F-Prot Antivirus para DOS

O software F-Prot Antivirus para DOS é o clássico software antivírus que está disponível para download. Ele é a segunda proteção ideal de antivírus de defesa. O F-Prot Antivirus para DOS é gratuito para uso pessoal e está incluído no F-Prot Antivirus para Windows.

O pacote shareware do antivírus para DOS está disponível para download como F-Prot for DOS, e já provou ser um dos mais eficientes e populares programas antivírus do mercado. Os termos de licença bastante simples e o baixo preço, fizeram o antivírus imensamente popular entre os utilizadores profissionais de computadores, bem como entre os utilizadores domésticos em todo o mundo. Os utilizadores vêem confiando na versão DOS ao longo dos tempos, para manter os seus dados a salvo e o seu computador sem vírus.

O vírus scanner pode ser usado na maioria dos sistemas operativos usados atualmente, e pode detectar e desinfectar todos os vírus conhecidos de boot sector, de ficheiro ou programa, bem como vírus de macro, Trojans e outros programas irritantes e destrutivos. É fácil de usar, com um interface simples mas prático que oferece grande flexibilidade ao utilizador, mas pode igualmente correr em modo command-line. O utilizador pode fazer o rastreio a disquetes, discos locais ou de rede, bem como pastas e ficheiros individuais. O software pode ser usado no computador de casa, na estação de trabalho ou na rede toda.

Com as funcionalidade incluídas, o F-Prot Antivirus para DOS encontra um scanner muito efetivo, para rastrear novos vírus e ficheiros suspeitos. O F-Prot Antivirus pode fazer o scan dentro de ficheiros comprimidos, bem como em documentos de Word e Excel.

  • Fabricante/Distribuições
O fabricante foi a Seattle Computer Systems e comprada e distribuída pela Microsoft.